quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A AUTO-OBSERVAÇÃO DE SI MESMO

Os defeitos agem de uma forma sutil que muita das vezes não percebemos, e para isso temos que fazer uso de uma “ferramenta” chamada AUTO-OBSERVAÇÃO para descobrirmos onde, quando e como este defeito se manifesta.

Muitos de nós cremos ser uno, sermos nós que estamos pensando, sentindo e agindo o tempo todo, quando na verdade “NÃO SOMOS DIRETAMENTE OS AUTORES DE TAIS ATOS!” Uma prova disso é quando estamos saciados com alguma refeição e a vontade de saborear outra se manifesta; quando estamos pensando em concertarmos e somos arrastados por nossas lembranças ou um acontecimento passado (identificação); quando uma pessoa entra para o nosso grupo de escola, amigos ou outros e sentimos aquela antipatia de que não gostamos de tal pessoa, mas como isso pode acontecer se nem conhecemos tal pessoa? Nunca tivemos nenhum outro contato antes, o que faz este sentimento manifestar-se?

A auto-observação irá nos ajudar a identificar estes defeitos que estão relacionados aqui “IRA, LUXURIA GULA, PREGUIÇA, INVEJA, COBIÇA E ORGULHO”.
Existem outros defeitos derivados destes, acima está causa dos nossos sofrimentos e o cárcere de nossas vidas, que nos acompanha em diversas gerações; Estes são os responsáveis por aquela antipatia comentado acima, por nossa gula, por nossa inveja e desejos.

A auto-observação nos mantém em um estamos de alerta constante, aonde vamos aos poucos percebendo a atuação destes defeitos e nos dando conta de quantos temos. É um trabalho de policiamento dos pensamentos, sentimentos, ações e instintos.

Cristo sempre usava uma palavra que é muito conhecida entre os evangélicos: “VIGIAI E ORAI”, aqui estava sendo falado sobre este tema de observação de si mesmo. Vigiai é estar atento a cada pensamento, manifestações destes defeitos em qualquer lugar ou hora que seja, Temos que ser uma sentinela constante para que não sejamos enganados por nossos defeitos.

Todo soldado antes de ir para a guerra, ele tem que fazer um reconhecimento do solo, do lugar para onde ele estará indo, língua falada e escrita, tropas inimigas e etc. para poder saber de que forma ele irá atuar. Não tem como lutar contra um inimigo invisível ou camuflado, pois seriam trucidados por estes em toda investida que fizessem. Ter conhecimento do nosso inimigo se faz urgente e necessário para que não sejamos escravizados por estes.

Queremos mudar, queremos deixar de errar, mas não sabemos como, mas jamais fizemos porque nunca conseguimos ver a nossa atuação no mundo para que possamos obrar esta vontade, ou estávamos lutando contra um inimigo invisível, um fantasma que atua e nos deixa em situações embaraçosas.

A auto-observação nos confere o poder de mudar as nossas vidas a partir do momento em que enxergamos e reconhecemos nossos inimigos. Fazer uso desta ferramenta (que na verdade é uma de algumas que iremos ter conhecimento aqui) nos trará muitas descobertas sobre nos mesmos e passaremos estar mais atento quanto aos acontecimentos do nosso dia-a-dia.

A técnica consiste em nos atentarmos aos nossos pensamentos e sentimentos, basta observamos cada um deles, e veremos que o tempo todo estamos pensando, sentindo e agindo de acordo com os nossos defeitos. Vamos identificando um por um destes defeitos e tomando ciência do campo de atuação deles a fim de mudar o nosso jeito de ser e agir.

Vamos obrar esta técnica, boa prática a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário